Ao longo do meu percurso enquanto arquiteta paisagista tenho tido os mais diversos desafios. Um dos mais comuns passa pelo desconhecimento que o público em geral tem em relação à importância do levantamento topográfico como base do projeto de arquitetura paisagista.
O papel do levantamento topográfico como base do projeto de arquitetura paisagista
Imagine que pretende fazer um bolo pela primeira vez mas que a receita não traz as quantidades nem os ingredientes descriminados na totalidade. Provavelmente o resultado não seria o melhor, mesmo que o pasteleiro já tenha experiência.
Pois bem, é exatamente isso que acontece ao desenvolver um projeto paisagístico sem ter como base um levantamento do terreno existente ,preciso e correto, onde ele vai ser implementado.
Para perceber melhor o que pretendo dizer, há que esclarecer o que é um levantamento topográfico.
Conceito de levantamento topográfico
Um levantamento topográfico consiste na localização e mapeamento de todas as características de um terreno. Através dele obtemos os limites e as medidas corretas e percebemos a forma, a configuração e todos os restantes traços tridimensionais do espaço.
O levantamento topográfico pode também incluir elementos naturais como linhas de água, árvores ou rochas de grandes dimensões, e elementos artificiais como edifícios, muros, estradas ou caminhos.
Na verdade, e recorrendo a termos um pouco mais técnicos, um levantamento topográfico é a representação planimétrica ou altimétrica, i.é. em carta ou planta dos pontos notáveis, dos acidentes geográficos e de todos os pormenores de relevo de um terreno.
O porquê do levantamento topográfico como base do projeto paisagístico
Tendo em conta a definição de levantamento topográfico, não é difícil perceber o porquê deste ser um ponto de partida essencial para o desenvolvimento de um projeto paisagístico. Afinal, como é possível delinear o melhor projeto para um determinado espaço, capaz de aproveitar ao máximo as suas potencialidades, se não temos como base de trabalho as medidas corretas nem as características de relevo e de envolvência exatas?
Na Paisageiro queremos sempre entregar o projeto que melhor sirva as necessidades dos nossos clientes. Para o fazermos, à semelhança do que acontece com o pasteleiro do exemplo mencionado, precisamos de conhecer a fundo os nossos ingredientes que, no nosso caso, são todas as características relevantes existentes do terreno existente a transformar.
Espero que com este texto tenha contribuído para esclarecer a importância do levantamento topográfico como base do projeto paisagístico. Caso ainda tenha alguma dúvida, não hesite em nos contactar.