Os jardins de chuva

»
»
Os jardins de chuva

Jardins de Chuva

Elementos fulcrais na gestão das águas pluviais, os jardins de chuva podem ser implementados tanto em contexto residencial como urbano.

O que são os jardins de chuva?

Os jardins de chuva são infraestruturas ecológicas destinadas à recolha e infiltração das águas pluviais através da vegetação e do solo, o melhor reservatório de água.

No fundo, são um sistema de canteiros pouco profundos, de várias dimensões, que recebem o escoamento de água e acumulam os excessos, formando poças que se vão infiltrando no solo, evitando a sobrecarga do sistema de drenagem nas épocas de maior pluviosidade.

Estes jardins são também apelidados de Sistemas de Bioretenção já que aproveitam a atividade biológica das plantas e dos microorganismos para eliminar os elementos poluentes acumulados durante o escoamento das águas pluviais.

Vantagens dos Jardins de Chuva

Estes jardins trazem diversos benefícios quer sejam implementados em espaços privados ou públicos.

  • Embelezam as áreas onde são implementados. Por serem extremamente versáteis no que toca a dimensões e formas, podem ser facilmente integrados nos mais diversos projetos arquitetónicos ou urbanísticos;
  • Ajudam a controlar enchentes;
  • Purificam a água que vai ser infiltrada no solo, uma vez que removem poluentes e alguns metais pesados;
  • Filtram o excedente que será devolvido ao sistema.

O tipo de solo

Antes de iniciar a implementação de um jardim de chuva, é fundamental que se faça uma análise ao solo para perceber o seu grau de porosidade.

Caso a porosidade seja baixa, é aconselhável tratá-lo de modo a que possa sugar as águas pluviais, enquanto os microorganismos e bactérias tratam dos poluentes trazidos pelo escoamento superficial.

A adição de areia é uma das medidas mais eficazes para aumentar o nível de porosidade de terrenos menos susceptíveis à absorção de água como os terrenos argilosos.

As plantas

A plantação de diversas espécies intensifica a evapotranspiração e a capacidade de eliminação dos elementos poluentes.

Ao escolher as plantas para os jardins de chuva, convém ter em conta a capacidade que estas têm para suportar o solo encharcado. Preferencialmente, devem ser selecionadas plantas autóctones, uma vez que já estão adaptadas ao clima da região.

Outros elementos

Ao recorrer a cascalho ou outros elementos de revestimento para embelezar os canteiros, estamos a aumentar a retenção das partículas em suspensão e a absorção de poluentes, permitindo que a água devolvida ao sistema seja ainda mais limpa.

Jardins de Chuva by Paisageiro

A Paisageiro está neste momento a implementar este sistema de drenagem natural em dois projectos em curso. Em Alvor, para um jardim-parque particular e em Vila Franxa de Xira, para os espaços exteriores de uma fábrica de embalamento de carvão.

Espero que tenham gostado de ficar a saber mais sobre os jardins de chuva e de perceber como podem ser nossos aliados na gestão das águas pluviais e no combate a inundações. Se acha que esta pode ser uma solução para o seu espaço, contacte-nos.

por: Karine Moreau

Karine Moreau é uma arquiteta paisagista luso-francesa que, depois de se ter formado numa das melhores escolas da especialidade em França, estabeleceu-se em Portugal, mais precisamente em Sintra, para desenvolver a sua atividade profissional. Apaixonada pela natureza, pelo paisagismo e pelo urbanismo, coloca todo o seu profissionalismo e paixão ao serviço dos seus clientes – sejam particulares, empresas ou entidades públicas – por forma a criar espaços verdes que contribuem para uma melhor qualidade de vida.