Prado florido – introduzir a natureza dentro da cidade

»
»
Prado florido – introduzir a natureza dentro da cidade

A introdução de prados floridos em áreas urbanas é uma solução económica, harmoniosa e ecológica, que traz inúmeros benefícios como o controlo da erosão, a regulação da temperatura ambiente e a promoção da biodiversidade.

A implementação de prados floridos ou ornamentais

Sou uma fã incondicional dos prados floridos e, sempre que possível, incluo-os nos meus projetos uma vez que os considero uma fantástica opção que funciona até mesmo em jardins tradicionais.

Por serem constituídos por espécies resistentes e “selvagens”, incluindo flores perenes e silvestres, os prados floridos requerem muito menos manutenção.

Para se manterem sempre bonitos, bastam um a dois cortes por ano – realizados sempre a seguir à libertação das sementes que darão início a um novo ciclo – e quase não requerem rega.

Os prados floridos apresentam também a vantagem de se adaptarem na perfeição a todo o tipo de solos e locais. Apenas tem de se fazer uma criteriosa escolha das espécies a plantar, consoante as características do local, incluindo temperatura, exposição solar e humidade.

As vantagens dos prados floridos

Tal como já afirmei, os prados floridos ou ornamentais trazem diversas vantagens ambientais e económicas. Eis as mais impactantes:Redução do consumo de água, uma vez que não precisam ser regados;Enquanto espaços verdes contribuem para a produção de oxigénio e para a retenção dos gases tóxicos existentes nas cidades;Estimulam a biodiversidade ao serem autênticos oásis verdes no meio de zonas urbanas, que permitem a circulação, a nidificação e a alimentação das mais diversas espécies animais;São uma verdadeira proteção do solo contra a erosão e estimulam a infiltração das água pluviais;Constituem zonas de eleição para espécies polinizadoras, nomeadamente para as abelhas, contribuindo para a renovação da natureza. Ao dispensarem a utilização de herbicidas, fitossanitários e fertilizantes, os prados floridos não contribuem para a contaminação dos aquíferos.

Espécies a utilizar num prado florido

São muitas as opções disponíveis a que podemos recorrer para criar um maravilhoso prado florido. Se um dos objetivos for a fixação de taludes ou o controlo da erosão, recomendo o uso de espécies como Lolium multiflorum, Avena sativa, Dactylis glomerata, Festuca rubra commutata, Festuca rubra rubra, Festuca arundinácea ou Festuca ovina duriuscula.

Além disso, podemos também recorrer a várias espécies de trevos, desde que tomando precauções para que estes não se sobreponham a todas as outras espécies, uma vez que têm um crescimento bastante agressivo.

Caso pretenda espécies floridas, que se adaptem facilmente, pode sempre optar por flores silvestres como por exemplo Myosotis sylvatica, Papaver rhoeas, Viola comuta, Clarkia amoena, Dimorfoteca sp, Ornithopus sativus, Linaria maroccana, Iberis umbelata, Lobularia marítima, Cheiranthus allioni, Campanula carpatica, Gypsophila sp, Coreopsis landeola, Coreopsis tinctoria, Lupinus luteus, Dianthus plumarius, Eschscholzia californica, Phacelia campanularia, Oenothera, Silene arméria, Verbena tenuisecta ou Centaurea cyanus.

Aspetos a ter em atenção

Gostaria de realçar que um prado florido não se assemelha a um relvado já que o aspeto é muito diferente deste. Pelas suas necessidades em manutenção extensivas, o prado tem um aspeto natural, espontâneo e selvagem. Além disso, contém muito mais espécies que um relvado clássico, potenciando a biodiversidade.

É importante não esquecer que no ano da sementeira, as flores desenvolvem-se pouco, superfícies a nu podem ainda subsistir. Contudo, não se preocupe pois esse resultado é provisório! Após o primeiro inverno, o potencial florido do prado começa a revelar-se.

Lembre-se também que o prado não floresce o ano inteiro; por conseguinte, o verde e o bege são as cores predominantes nas épocas de não floração.

Espero que este artigo contribua para considerar a hipótese de implementar um lindo e maravilhoso prado florido no seu terreno, ajudando ao embelezamento e à proteção ambiental. Caso decida fazê-lo, a Paisageiro terá todo o gosto em o ajudar nesta tarefa.

Etiquetas:

por: Karine Moreau

Karine Moreau é uma arquiteta paisagista luso-francesa que, depois de se ter formado numa das melhores escolas da especialidade em França, estabeleceu-se em Portugal, mais precisamente em Sintra, para desenvolver a sua atividade profissional. Apaixonada pela natureza, pelo paisagismo e pelo urbanismo, coloca todo o seu profissionalismo e paixão ao serviço dos seus clientes – sejam particulares, empresas ou entidades públicas – por forma a criar espaços verdes que contribuem para uma melhor qualidade de vida.